A assessoria de imprensa no universo digital | Assessoria elo.com

A assessoria de imprensa no universo digital

Por Izabela Beirão
Em pleno ano de 2015, não há como negar a evolução do trabalho de assessoria de imprensa. Aliás, em todos os segmentos as novidades foram surgindo, inovando cada campo de atuação. Entre as estratégias de consolidação de uma marca, a assessoria de imprensa é, sem dúvida, uma das principais e indispensáveis ferramentas de um planejamento de comunicação. Mas, como se adequar às mudanças que o mercado nos impõe? Primeiramente, se atentar a uma palavrinha muito importante: criatividade. Hoje, ela está entre os atributos mais desejados em um profissional, principalmente da área de comunicação.
Uma das demandas mais recorrentes das empresas é estar presente no universo digital, de forma a promover um bom ranqueamento de buscas no gigante Google. Seria, então, algo parecido com SEO? E como esse trabalho pode se relacionar com a assessoria de imprensa? Esse é o ponto. Essas duas áreas de atuação devem trabalhar juntas. Para aquelas empresas que ainda não se atentaram a isso, um conselho: não há como correr contra a correnteza. Se não se adaptarem às exigências e à evolução tecnológica, de certo, ficarão para traz.
Fazer uma marca se consolidar por meio da exposição à mídia espontânea tradicional em veículos de comunicação certos é fundamental, mas não mais o suficiente. O trabalho deve ser ainda mais efetivo e direcionado ao público-alvo, levando em consideração a presença digital e o trabalho para melhorar a autoridade e o ranqueamento da marca na web. Para exemplificar, uma pesquisa realizada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) apontou que, em 2012, houve o significativo aumento de acesso a sites de veículos da imprensa de 30%. Aí que está o diferencial de uma assessoria de imprensa atualizada. Neste momento é possível trabalhar a relevância do conteúdo para que haja destaque nos motores de busca. Isso é potencializar os resultados do importante trabalho executado na divulgação para a mídia espontânea.
Fazer assessoria de imprensa passou a ser ainda mais estratégico. É preciso se preocupar, sim, com as buscas que são feitas pelos clientes e potenciais clientes de determinada marca. A periodicidade é um fator essencial para a geração de resultados junto aos motores de busca. Todo conteúdo publicado por um veículo de comunicação, por exemplo, contribui muito para o ineditismo: fator decisivo na hierarquização dos sites de busca, como o Google. O que é novidade, publicado no universo digital, pode causar ainda mais impacto nas buscas orgânicas de uma empresa. A forma de divulgar da assessoria de imprensa ganhou nova, e ainda mais impactante, “forma”.