Comunique-se com seu público | Assessoria elo.com

Comunique-se com seu público

*Por Izabela Beirão

Atualmente, os consumidores são cada vez mais exigentes em relação a aquilo que estão consumindo. Sejam produtos ou serviços. Pode ser pela alta oferta disponível no mercado ou, simplesmente, por terem mais informações do que antes. Em Minas Gerais, essa situação é ainda mais evidente pelo conservadorismo dos mineiros. A grande concorrência existente em praticamente todos os segmentos de atuação também contribui para que a venda – a conquista de novos clientes e, também, a fidelização dos clientes antigos – se torne um processo cada vez mais difícil e complexo, cheio de negociações. Assim, é preciso sempre buscar por um diferencial para se destacar no mercado selvagem, tornando-se referência na sua área. Para isso, é indispensável a utilização de algumas ferramentas de comunicação. Entre elas, e a meu ver a mais importante delas, está a assessoria de imprensa.

Muitas empresas acreditam que num momento de crise, seja econômica ou pontual, onde a empresa precisa enxugar gastos, as melhores estratégias seriam reduzir a qualidade do produto/serviço para ter um custo menor de produção e excluir a comunicação. Mas, esses são erros que podem ser fatais.

O primeiro equívoco, também um pouco óbvio, faz com que você retroaja. Ou seja, você está se distanciando, negativamente, cada vez mais dos seus concorrentes, fazendo com que você perca seus clientes para a empresa vizinha. A queda pode ser vertiginosa.

O segundo grande erro pode te levar à falência. Excluir a comunicação da sua empresa significa parar de conversar com o seu público. A comunicação deve ser fomentada durante toda a vida de um empreendimento e deve ter um planejamento estratégico ainda mais específico em momentos de crise. É neste momento que você precisa intensificar o diálogo com o seu público e atrair mais clientes.

De uma forma bem simplificada, a assessoria de imprensa estabelece um diálogo/relacionamento entre o seu empreendimento e a imprensa, fazendo com que os jornalistas de determinado veículo – a sua escolha, de acordo com o assunto que você pretende divulgar – escrevam sobre o seu produto ou serviço, de uma forma que não seja comercial e publicitária, levando a sua informação ao seu público-alvo. Vale lembrar que esta relação é uma via de mão dupla, onde ganham a empresa com a publicação da matéria que faz referência ao empreendimento, mas também a imprensa, já que a apuração será facilitada pelo assessor de imprensa, que dará todas as informações de forma eficiente para o jornalista. Com a influência das redes sociais na comunicação digital, a sua notícia pode ser potencializada, sendo levada a um número astronômico de internautas, podendo viralizar.

Credibilidade, visibilidade, confiabilidade e solidez são apenas algumas das conquistas que essa ferramenta trará para o seu empreendimento. Por tanto, a informação principal que todo empresário deve ter em mente é que a comunicação de uma empresa não pode ser negligenciada de forma alguma, em momento algum. Num mercado onde a concorrência é cada vez maior, a sua empresa deve se destacar e se tornar referência. Parafraseando o grande empresário, e homem mais rico do mundo em 2013 segundo a Revista Forbes, Bill Gates, se você tem apenas R$1 para gastar, gaste-o em assessoria de imprensa.