Encantador de clientes | Assessoria elo.com

Encantador de clientes

Por Izabela Beirão – co-fundadora da Assessoria elo.com

Empresas de serviços ou produtos, geralmente, visam aprimorar sempre a qualidade daquilo que está sendo vendido. E isso é, realmente, fundamental para o sucesso de um empreendimento. A busca constante pela inovação e pela excelência. Mas, isso não é o bastante. Muitas dessas empresas pecam pois acreditam que a relação que se estabelece com o cliente baseia-se exclusivamente na troca do produto pelo dinheiro. Muitos, ainda, investem pouco, ou simplesmente não investem, na pós-venda, nem tampouco sabem o quão importante é o cliente depois da compra. O cliente é o principal valor de qualquer empresa. Essa é a frase chave.

Bom, vamos lá. Vou além. O cliente é a razão da existência de qualquer empreendimento. Você deve estar se lembrando de uma série de empresas que não tem essa mesma visão, não é mesmo? Eu seria capaz de listar algumas dezenas só nesse curto período em que eu estou escrevendo. No entanto, empreendedor que se preze procura não apenas vender um produto ou serviço, mas encantar o cliente. É preciso proporcionar uma experiência mágica. A forma como se apresenta um serviço, não apenas a técnica, é aquilo que vai fazer o seu cliente não se esquecer nunca mais você. É isso que “impregna” – no bom sentido, é claro – na lembrança do seu cliente. Essa lembrança positiva precisa ser muito mais que apenas satisfatória. E isso você consegue, principalmente, com a relação que você estabelece com o seu cliente.

Para quem vende serviços, listo aqui 5 das principais ações capazes de fazer com que seu cliente se sinta bem consumindo da sua empresa:

  1. Exclusividade: faça o seu cliente se sentir único, exclusivo. Afinal, ele não é mais um número para a sua empresa. Ele é O cliente – com letra maiúscula mesmo. Cada um deles é fundamental para o crescimento e o sucesso da sua empresa. O sucesso deles é o seu sucesso.
  2. Valor: você deve saber exatamente o valor que o seu cliente tem pra você. Mostre isso para ele. Afinal, ele é único, não é mesmo? Quando a sua equipe de funcionários tem contato direto com o seu cliente, você deve dar certa autonomia para que eles possam “mimá-lo” e contribuir para que a relação tenha sempre elos sólidos e que seja duradoura.
  3. Cordialidade: incentive a sua equipe a ajudar as pessoas, sejam elas colegas, parceiros, fornecedores e, principalmente, clientes.
  4. Conheça o seu cliente: saiba exatamente o que atrai o seu cliente. Conheça as qualidades que ele acha que são fundamentais em uma relação comercial e, principalmente, referentes ao seu serviço. Procure oferecer aquilo que seu cliente busca.
  5. Pontualidade: Nunca deixe o seu cliente esperando. O tempo dele é preciso assim como o seu. Cumpra prazos e não prometa o que não pode cumprir.