O que diria o meu avô sobre a assessoria de imprensa? | Assessoria elo.com

O que diria o meu avô sobre a assessoria de imprensa?

Por Aline Prado

 dizia o meu avô – um empreendedor de sucesso, que hoje já não está entre nós – “O que não é visto não é desejado”, plagiando o famoso ditado: “O que não é visto não é lembrado”. Eu concordo com ambos os casos, já que precisamos conhecer algo para lembrarmos e até mesmo desejarmos. É por essas e outras que o marketing se tornou uma ferramenta tão comum para as empresas. Hoje, um turbilhão de informações sobre produtos e serviços é disparado para possíveis consumidores, a todo o momento. E é, justamente, aí que algumas empresas pecam. Isso é chato! Quem disse que seu cliente quer receber isto? E quem garante que ele acreditou em tudo que você disse sobre o seu produto?

A quantidade de publicidade a que estamos expostos todos os dias é tanta que por vezes passamos a ignorá-la. Assim também, caro empresário, sinto te informar que não acreditamos em tudo que nos dizem por aí para nos vender algum produto. A informação de “terceiros” a seu respeito possui muito mais credibilidade que a informação que você diz sobre você mesmo.  É principalmente por este motivo que aposto minhas fichas na bem pensada estratégia de assessoria de imprensa. É o que todas as grandes empresas do mercado fazem.  Por exemplo, a Apple quando lança um novo produto, solicita uma coletiva de imprensa para divulgá-lo e, depois disso, os participantes do evento saem pelos quatro cantos do mundo repercutindo o assunto com manchetes como “Apple lança novo Iphone”, etc.

Para quem ainda não conhece, ou não domina o assunto, uma assessoria de imprensa trabalha para estreitar o relacionamento de uma pessoa ou organização com a mídia – sejam TVs, jornais impressos, sites, revistas, blogs e qualquer formador de opinião influente em seu ramo de atuação. É ela também que cuidará para que sua marca seja veiculada de forma positiva. Como consequência, é você quem será convidado para conceder entrevistas, ser usado como fonte de informação para assuntos da sua área e em matérias que seu público poderá, até mesmo, estar pagando para ler, como em revistas e jornais impressos.  Assim como é a sua marca que ganhará destaque em participação de eventos, em colunas sociais, em fotos de jornais, entre outros.  Fazendo com que seu nome seja a referência em seu setor.

Por fim, e não menos importante, quero frisar que, o investimento em uma assessoria de imprensa é infinitamente menor que os valores gastos em publicidades tradicionais. Os resultados alcançados fazem com que sua marca seja divulgada de maneira positiva, por formadores de opinião influentes e inserida em um conteúdo interessante. Esta é, para mim, a estratégia de marketing mais inteligente que conheço. Meu avô não chegou a conhecer uma assessoria de impressa. Mas se isso tivesse acontecido ele certamente iria dizer: “Quem não tem assessoria de imprensa não é desejado”.